Não sei se estou perto ou longe demais, se peguei o rumo certo ou errado.
Sei apenas, que sigo em frente, vivendo dias iguais de forma diferente.



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caxambu do Sul tem Estratégia de Saúde da Família

Ana Paula Tomasi
Estratégia de Saúde da Família integra a Política Nacional de Atenção Básica à Saúde. Orienta a mudança do sistema assistêncial focado na atenuação da doença para um sistema novo, que promove a saúde. Antes, os atendimentos eram de livre demanda, centrados no médico. Essa nova estratégia faz com que o trabalho das equipes multidisciplinar de saúde permaneçam focados para criar maior vínculo com a comunidade.
Com o inicio dessa estratégia, os programas de saúde foram fortalecidos. Segundo o médico de uma das equipes da Unidade de Saúde de Caxambu do Sul, André Scheibler, “o objetivo do programa passa de curativo para preventivo”. Isso ocorre devido ao atendimento com ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população, com os demais integrantes da equipe, enfatiza ele. Os Agentes Comunitários de saúde fortalecem o vínculo com a comunidade, fazem a ligação entre as famílias e o serviço de saúde.
A equipe desenvolve atividades educativas, como palestras, reuniões e outras orientações para toda a família. O programa, conforme a técnica de saúde da unidade, Siumara Mucellini, é parcialmente atingido, devido à falta de conhecimento por parte da população, pois ainda entendem saúde somente como doença. “O grande desafio agora é adaptar a nova realidade e a equipe básica vem para contribuir, promover, prevenir e recuperar a saúde”, argumenta a técnica. Para ela, a sociedade pressiona para não haver a mudança e os novos profissionais não chegam com o perfil que o programa exige.

                                  Ana Paula Tomasi
                         Equipe Multidisciplinar faz atendimento focado em idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário